alt

 

 

 

STAGE / ETAPA 9
CAMPO MAIOR / MONSARAZ

11 JUNE 2018

105 KM / 1500 M+

3

ALTIMETRY PDF / PDF ALTIMETRIA

 

DIÁRIO DA ETAPA DE UMA TRAVESSIA ANTERIOR

Hoje foi a 9ª etapa desta Travessia ensolarada, a mais longa de todas, CAMPO MAIOR - MONSARAZ na extensão de 102 kms. Neste dia fomos de encontro ao 3º grande rio que atravessa Portugal, o Guadiana, que nos irá acompanhar nos próximos 3 dias. Encontramos este rio selvagem ao km 20 na Sra. da Ajuda onde existe agora a nova ponte internacional que liga Elvas a Olivenza. Mantemos aqui por curiosidade a descrição de como era a etapa antes do Alqueva, porque hoje é uma etapa sem grande história a não ser a chegada a Monsaraz e as vistas espectaculares que a barragem do Alqueva nos proporciona, o maior lago artificial da Europa.

"Fomos pois pedalar pela última vez pelos trilhos e caminhos futuramente submergidos pela albufeira do Alqueva acompanhando sempre o Guadiana que vai-se tornando mais abandonado à medida que vamos andando deixando denotar que há muito que se espera o Alqueva e nada tem sido feito por aqui. A passagem por Jeromenha foi uma oportunidade para, do castelo, espraiar a vista por todo o vale fértil do Guadiana com as enormes plantações em ambas as margens. Depois de Jeromenha são 45 kms de nada e ninguém, mas vivendo todas as maravilhas duma Natureza selvagem fervilhando de vida que o rio sustenta. Os velhos postos de Guarda Fiscal da Ribeira dos Pardais, Mocissos e Beatas, os montes em ruinas de Milreu, o recuperado para exploração de avestruzes, monte da Granja e os velhos moinhos do Guadiana; Clérigos e Gato são marcas dum passado em que o agora condenado rio desempenhava um papel importante no desenvolvimento local. A aldeia de Montes Juntos ao km 71 marca um ponto de abastecimento para o restante da etapa até Monsaraz. Atestados de água e comida vamos então para o Guadiana que banha as Herdades da Defesa e Roncanito com as inúmeras manadas que frequentemente nos barram o caminho sempre ao longo do rio bem próximo da água ao longo de cerca de 12 kms.
Finalmente junto ao moinho do Gato e após um refrescante banho nas águas mornas, largamos o Guadiana em direcção a Monsaraz, mas antes temos o desafio do dia: a escalada do monte de S. Gens mesmo defronte de Monsaraz. Esta subida quase impossível de subir montado vale a pena pelas vistas deslumbrantes que se obtem lá do alto. São 360 graus de horizontes profundos sobre todo o vale do Guadiana e planícies adjacentes. Só de pensar que quase tudo o que a nossa vista alcança será um grande lago no próximo ano leva-nos a perceber quanto o homem pode contribuir para alterar a face do planeta. Nunca mais a Travessia passará por aqueles locais cujo esquecimento se eternizará no fundo do imenso lago. Mas a descida do monte de S. Gens e a subida da calçada medieval que nos leva a Monsaraz são a sobremesa de quente e frio para finalizar a etapa. A subida técnica da calçada está ao alcance dos melhores Btteistas, mas depois de quase 100 km de pedal não é pera doce e dá algum trabalho. Em Monsaraz pernoitamos dentro da aldeia fortificada. O dia esteve fantástico, um perfeito dia para a prática do BTT, céu com raros farrapos de nuvens brancas,

muito azul e límpido permitindo grandes horizontes de visão e uma temperatura quente mas soprando uma brisa que arrefece bem os corpos suados. Gostaria de vos continuar a narrar as maravilhas da Travessia, mas já passa da meia-noite e amanhã temos outra etapa curta mas dificil pela frente que nos leva ate Moura, os metereologistas prevêem subida de temperatura para esta região e isso não vai ajudar".

Dormimos na base do monte de Monsaraz na Horta da Moura, um sítio calmo e silêncioso, o jantar foi bom e os nossos corpos esfaimados agradeceram, ainda faltam 5 etapas para chegar a Sagres e já não se falava de outra coisa e no ar já paira um frenesim de chegada, fala-se de Bragança e Sendim como algo muito longínquo que aconteceu há muito tempo. É a Travessia de Portugal em BTT, um marco histórico na vida de qualquer apaixonado pelas bicicletas e pela Natureza.
O nosso GPS disse desta etapa:

- Extensão = 102 kms;
- Velocidade média = 16,8 Kms/h;
- Velocidade máxima = 46 Kms/h;
- Tempo a pedalar = 5h 58’;
- Acumulado de subidas = 1088 m;
- Acumulado de descidas = 1380 m;
- Totalizador da Travessia = 715 Kms.

  

SEE ALL / VER TODAS

NEXT / SEGUINTE