alt

 

 

 

STAGE / ETAPA 8
MARVÃO / CAMPO MAIOR

10 JUNE 2018

81 KM / 1249 M+

3

ALTIMETRY PDF / PDF ALTIMETRIA

 

DIÁRIO DA ETAPA DE UMA TRAVESSIA ANTERIOR

CASTELO DE VIDE - CAMPO MAIOR com uma extensão de 81 Kms,  a Travessia já passou o seu ponto intermédio em termos de Kms.
Atravessando o Alto Alentejo junto à fronteira com Espanha sobre a Serra de S. Mamede, esta etapa muito variada de pisos e paisagens fez as delícias da maioria. Com um céu sem nuvens e uma temperatura fresca, os agora apenas 14 participantes divididos em 2 grupos gozaram BTT puro e duro numa etapa de dificuldade média/alta. Há sempre muitas histórias em todas as travessias e lembramo-nos da a infeliz queda do nosso amigo Luis Relvas, que se juntou a nós em Marvão, e que não viu um buraco no trilho tapado com ervas e deu um mortal por cima da bicicleta aterrando de lado, ferindo bastante a coxa direita. O tempo fresco contribuiu para um bom ritmo de andamento, foi um dia de BTT em cheio.
A nova barragem do Abrilongo obrigou-nos a improvisar um novo percurso rodeando a barragem com passagem pelas antigas minas e junto a estas foi possível admirar os inúmeros ninhos de cegonhas habilmente construidos em cima de árvoes secas.A espectacularidade das vistas, a subida e a descida das calçadas  de Castelo de Vide  (3 kms de pedras irregulares para pôr ao rubro as suspensões), a descida empinada para Alegrete, a visita das pinturas ruprestres da Lapa dos Gaivões e os largos horizontes avistando Badajoz sobre as searas salpicadas de papoilas e malmequeres e outras flores de todas as cores nos campos a Norte de Campo Maior.
a foto peqpreencheram um dia de BTT puro e simples one o convívio mas também o pedalar em silêncio escutando a natureza em redor complementaram a nossa alegria de viajar pedalando no “Portugal das traseiras”.

No Hotel Santa Beatriz, somos sempre bem recebidos, já tinhamos uma mangueira pronta para lavar as bicicletas.
Amanhã  será um longo dia outrora nas primeiras travessias era o dia de descanso só com 35 km de etapa e uma piscina para relaxar. Na etapa de hoje o nosso Garmin diz que:

- Extensão = 81 kms;
- Tempo a pedalar = 5h 25’;
- Velocidade média = 14,9 km/h;
- Velocidade máxima = 59,5 km/h;
- Desnível acumulado de subidas = 1748 m;
- Desnível acumulado de descidas = 1525 m;
- Totalizador da Travessia = 613 Kms.


Com Portugal agora espalhando-se nestas paisagens da planície alentejana, vivemos dias diferentes nos quais o relógio mais fiel para nós é o Sol e a agenda é totalmente preenchida com uma única reunião com a Natureza que nos envolve.
Um abraço para todos vós que adorariam estar aqui connosco.
Ass. Antonio Malvar

  

SEE ALL / VER TODAS

NEXT / SEGUINTE