alt

 

 

 

STAGE / ETAPA 6
MONSANTO / VILA VELHA DE RODÃO

8 JUNE 2018

93 KM / 760 M+

3

ALTIMETRY PDF / PDF ALTIMETRIA

 

DIÁRIO DA ETAPA DE UMA TRAVESSIA ANTERIOR

O dia da 6ª etapa MONSANTO - VILA VELHA DE RODÃO numa extensão de 93 Kms amanheceu quente e os ciclistas sairam de Monsanto onde reunimos todos os 3 grupos e esvaziamos o café de bebidas frescas enquanto admiravamos as vistas espectaculares sobre as Serras da Gardunha e Estrela para Oeste, Malcata e Penha Garcia para Norte e a grande albufeira da barragem de Idanha para Sul. Fomos ainda ver as curiosas construções das casas que utilizam as enormes rochas graníticas como paredes ou tectos.
Descer de Monsanto por outra calçada, a de S. Pedro Vira Corça, é uma sensação inegualável, as suspensões das nossas bicicletas vão ao rubro e o gozo de descer por maus caminhos toma outras dimensões quando se começa a constactar que travar só é possível com as rodas no chão. Mais à frente e a enfiamo-nos por um single track com passagens sobre rochas com degraus que fez as delícias dos mais afoitos. A passagem pela aldeia histórica de Idanha-a-Velha onde visitamos as escavações arqueológicas em curso, foi a oportunidade para conversarmos sobre os povos que antes de nós habitaram estes lugares.
Deixámos a Egitânia atravessando a ponte romana, subindo na direcção de Alcafozes mais propriamente o Santuário da Srº do Loureto a padroeira dos aviadores,e lá paramos para um snack junto ao pedestal do avião. A seguir continuamos por um caminho rolante no meio de um eucaliptal e alcançámos a capela da Sra. do Almortão onde em 5 minutos, por já estarmos atrasados entramos no café aí existente e bebemos uns Ice Teas e comemos umas meloas. Daqui até ao Hotel IdanhaNatura onde ficamos esta noite foi muito rápido rolando por caminhos a fazerem lembrar o Alentejo, ao lado de pequenos açudes sobrevoados com os voos preguiçosos das cegonhas brancas, e dos grandes espaços envolventes com as searas já douradas a ondular ao vento.
Já perto da chegada o grupo estava bastante alegre resplandecendo a alegria de ter passado um dia a pedalar por locais tão emblemáticos que encerram tanta beleza natural e tão esquecidos. Aqui vão os números do nosso GPS para a etapa de hoje:

- Extensão = 93 kms;
- Média = 18,3 Kms/h;
- Velocidade máxima = 57,3 Kms/h;
- Tempo a pedalar = 5h 07’;
- Acumulado de subidas = 760 m;
- Acumulado de descidas = 1035m;
- Totalizador dos Km da Travessia = 448km.

  

SEE ALL / VER TODAS

NEXT / SEGUINTE