alt

 

 

 

STAGE / ETAPA 1
BRAGANÇA - SENDIM

3 JUNE 2018

80 KM / 1810 M+

ALTIMETRY PDF / PDF ALTIMETRIA

 

DIÁRIO DA ETAPA DE UMA TRAVESSIA ANTERIOR

Esta é a 1ª mensagem do diário desta aventura.
Estamos em Sendim, vila do Nordeste Transmontano ponto de terminus da 1ª etapa.
Embora a etapa se tenha desenrolado sempre debaixo de calor (31 graus), a nota dominante desta etapa foi sem dúvida o florido multicolor da serra no Parque Natural de Montesinho. Ninguém dentro do grupo de 33 participantes que arrancaram de Bragança esta manhã, pode ter sido indiferente ao espectáculo de cor cujos principais artistas são as estevas com a sua lindíssima flor branca, as giestas que pintam grandes manchas de amarelo sobre as encostas das serras e os rosmaninhos com a sua flor violeta contrastando fortemente com o verde escuro da serra pintalgada de branco e amarelo.
Sempre acompanhados pelos cantares tão diversificados das inúmeras aves que povoam estas terras isoladas bem junto à fronteira, atravessamos todo o parque de Norte para Sul aqui e ali tocando o rio Maçãs. Até Quintanilha passando por Refega houve ainda que negociar uma grande subida - a primeira -, e aqui todos se aperceberam finalmente do calor que iria fazer-se sentir.
Seguindo as instruções dadas no briefing em Bragança ontem à noite, todos de uma forma geral imprimiram um ritmo bem lento como deve ser na primeira etapa de uma Travessia de 1100kms. Mesmo assim houve quem se ressentisse do esforço e do calor, e chegasse a Sendim acusando um grande desgaste.
Como sempre a Residencial A Gabriela em Sendim, acolheu-nos de uma forma especial.
O jantar constituido pela melhor posta mirandesa estava um primor. A noite caiu e refrecou um pouco mais, mas mesmo assim fazendo prever um amanhã quente.
Hoje pedalámos divididos em 2 grupos na parte da manhã e 3 da parte da tarde. Tivemos alguns furos o que deixa antever uma Travessia bem recheada neste aspecto. No entanto e se na etapa de amanhã a cena se repetir, iremos tomar medidas preventivas de forma a minimizar o número de furos.
Dados retirados do nosso GPS Garmin no final:
- Total Kms percorridos = 80 km;
- Velocidade média = 14,4 km/h;
- Tempo gasto a pedalar = 5h 20';
- Totalizador da travessia = 80 km;
- Acumulado de subidas = 1616 m.

  

SEE ALL / VER TODAS

NEXT / SEGUINTE